Análise - Comer, Rezar, Amar, o filme
O objetivo desta análise é identificar no filme alguns aspectos dos processos de decisão do comportamento do consumidor, como necessidades, valores, estilo de vida, grau de envolvimento, sentimentos, motivações e busca de informações.
O filme “Comer, Rezar, Amar” é baseado no livro da escritora Elizabeth Gilbert, que tem o mesmo título e é uma autobiografia. A obra conta a história de Liz, uma mulher nova-iorquina de trinta e poucos anos, que apesar de é infeliz em seu casamento e pede o divórcio ao marido para viver a busca por seus próprios desejos individuais, que o matrimônio lhe impossibilitava. Logo após se divorciar, a personagem resolve sair em viagem com o objetivo de autoconhecimento. Durante um ano viveu a experiência de morar em três lugares – Itália, Índia e Indonésia – de culturas completamente distintas.
Liz reconhece a necessidade de viajar por motivos pessoais – para compreender a si mesma – e sociais – comunicar-se com outras pessoas. No primeiro momento é observado de uma maneira bastante forte a presença de necessidades fisiológicas de comer e beber. Na Itália, ela decide se entregar ao prazer de degustar as delícias da culinária italiana sem se preocupar se vai ganhar alguns quilinhos a mais. Outra necessidade observada foi a de companhia, ela conhece pessoas que acabam se tornando amigos. Decide comprar uma roupa nova. Reconheceu o valor da amizade e de degustar um alimento sem pressa.
Na Índia, ela hospeda-se em um mosteiro e descobre o valor da oração, o poder que esta exerce na vida do ser humano e a paz interior que ela traz. Lá conhece mais algumas pessoas com as quais aprende a lidar melhor com algumas situações da vida.
Na terceira e última fase do filme, em Bali, na Indonésia, reconhece sua importância, período onde ela já atingiu o autoconhecimento, descobre a necessidade de amor e companhia, conhece um homem brasileiro que a encanta, porém não quer se envolver em um novo relacionamento