análise cineciológica

1739 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO

O treinamento da qualidade motora de força deve assumir um papel importante na preparação física das equipes para se possa garantir o rendimento dos atletas durante as competiões das diversas modalidades. Portanto, os preparadores físicos desta modalidade devem aplicar programas específicos de treinamento de força tanto para os membros inferiores dando enfase para os membros superiores que são os mais ultilizados, que garantam aos atletas um alto nível de rendimento na competição.
Esse estudo tem como objetivo descrever a análise cinésiologica do treinamento de força para o ataque de voleibol. Trabalho de fortalecimento da músculatura até hoje ultilizado para treinamento.

ANÁLISE CINÉSIOLOGICA DO TREINAMENTO DE FORÇA PARA O ATAQUE DE VOLEIBOL

Movimento da figura 1,2 e 3 – levantamento terra:

Figura. 1

Figura. 2

Descrição: o participante começa na posição do quadril flexionada, mantendo braços, pernas e costas reto e agarra o halter no chão. Faz então um movimento para colocar-se de pé, estendendo para isso os quadris. Quando feito de maneira imprópria, permitindo flexão lombar, esse exercício pode contribuir para surgimento de problemas lombares sejam usados como estabilizadores isométricos da região inferior das costas e que os extensores do quadril realizam a maior parte do levantamento nesse exercício.

Figura. 3

Fase 1: momento para posição de pé

Nesse momento de saída foi utilizado um movimento de flexão da articulação gleno umeral que envolve os músculos: deltóide, peitoral maior e coracobraquial. Na região do braço foi realizado um movimento de extensão do cúbito onde foram envolvidos os músculos: tríceps braquial e ancôneo.
Na região da cintura escapular foi realizado um movimento de abdução, onde recrutou-se o músculo serrátil anterior, e na região do ante braço houve uma pronação radioulnar envolvendo os músculos: músculo pronador

Relacionados

  • Analise Cineciológica do exercicio agachamento
    564 palavras | 3 páginas