Análise case google - marketing interno
- Analisando as informações contidas no artigo, podemos observar que a liberdade com a qual trabalham e vivem os funcionários do Google faz com que, enquanto eles estão em expediente sejam extremamente produtivos. Isto acontece principalmente pela força com a qual a organização atua como um todo, ou seja, todos têm em mente qual a sua importância na estrutura e o que deve ser feito para que a empresa continue crescendo. É uma iniciativa que tem como base a autonomia com responsabilidade.
- Outro ponto positivo da cultura do Google, é o reforço do orgulho em ser um dos “googlers”. Todo este bem estar gerado pelo posicionamento da empresa em relação à importância da essência da empresa, gera nos funcionários uma forma de fidelização, o que faz com que a o orgulho em trabalhar ali, os estimule a serem ainda mais produtivos.
2. Dois pontos negativos da cultura empresarial do Google.
- Ao decorrer dos anos, e com o crescimento explosivo que teve o Google, algumas atitudes acabaram por atrapalhar a tão prezada essência da empresa, como por exemplo o alto índice de contratações e crescimento desordenado. Isto fez com que alguns funcionários passassem a se sentir como apenas mais um na multidão de Googlers, o que sem dúvida atrapalha ainda mais a difícil tarefa de reter talentos.
- Outro ponto negativo é o conservadorismo da estrutura do Google. Ao mesmo tempo em que as ações para o mercado têm sido cada vez mais inovadoras, a estrutura interna da empresa e as formas de interação com seu público interno são as mesmas desde sempre, sem novos desafios. Este posicionamento se mostra ainda mais destrutivo quando se tem concorrentes com políticas inovadoras e grandes desafios aos colaboradores, como é o caso dos concorrentes do Google. Dentro deste contexto, esta idéia de manter sempre a mesma essência tem sido recentemente prejudicial.
3. Qual o papel do Endomarketing nos resultados do Google?
- O Google