análide de custo e beneficio na estrutura pcir
808 palavras
4 páginas
A análise de custos e benefícios na estrutura PCIR, tem como função dar suporte à avaliação socioeconômico-ambiental dos impactos gerados pela alteração do condicionamento ambiental sobre as atividades e o bem-estar das populações, e sobre a avaliação da adaptação das respostas da sociedade às consequências desse impacto.As Análises Custos-Benefícios (ACBs) em sua origem, são técnicas econômicas criadas para gerar informações visando a melhoraria da qualidade das políticas públicas. Em geral requerem a estimativa de custos e benefícios ambientais em termos monetários, mas avaliar monetariamente bens, serviços, benefícios e custos ambientais é uma tarefa difícil, por conta da natureza não quantificável destes, nos mercados existentes.
Temos algumas críticas feitas a análise C&b, entre elas, incluem-se desde questões filosóficas- onde a proteção ambiental é, frequentemente, desejável por razões que não podem ser quantificadas, valores que desafiam valorações em simples termos econômicos.
Questões metodológicas- em que o meio ambiente é um bem público não transacionado em mercados e, portanto, desafia a avaliação econômica;
Método prático para a internalização dos custos dos impactos ambientais em análise c&b
Com base nos conceitos vistos anteriormente e nas dificuldades de avaliar monetariamente bens e serviços ambientais, Bidone e colaboradores propuseram uma estratégia para elaboração de análises c&b que não requer a valoração do meio ambiente em termos monetários.
Esta estratégia esta ligada ao paradigma da conservação ambiental que diz que “ mesmo com os melhores dados possíveis e o melhor conhecimento científico, o sentido em que os economistas podem avaliar os serviços da natureza é limitado. E avaliar esses serviços é bem menos importante do que oferecer incentivos a sua conservção.
Sobre o eixo vertical são colocados os custos de medidas de proteção ambiental (CMP)- os termos a,b,c,d,e,f e g, no gráfico.
No eixo horizontal é mostrado