Anuência da computação em nuvem nas empresas de grande porte do vale do paraíba
Segundo Michael Ambrust[et.al], a computação em nuvem é toda aplicação que pode ser oferecida como um serviço na Internet , bem como hardwares, virtualizados, os quais se encontram em Data Centers, também oferecidos em forma de serviço na Internet. Segundo ele, tais serviços são comumente chamados de Saas( Software as Service), IasS(Infra-Structure as Service) ou PasS(Plataform as a Service).
“Pode-se dizer que a computação em nuvem, assim chamada, incorpora o paradigma de Arquitetura Orientada a Serviço (Service Oriented Architecture – SOA), onde, segundo Mackenzie (2006), todas as funções de um sistema são vistas como serviços de software, independentes e auto-contidos.” (NOGUEIRA, Matheus Cadori; PEZZI, Daniel da Cunha)
Arquitetura da Computação em Nuvem
Segundo Flávio R. C. Sousa[et.al], da Universidade Federal do Ceará, a arquitetura da computação em nuvem pode ser entendida através de camadas.
A camada mais baixa seria a camada física, onde se encontram os data centers, recursos de hardware, desktops, clusters, entre outros. A camada intermediária trata do gerenciamento desses recursos, bem como, negociações de QOS (quality of service).
No nível acima da camada intermediaria, existe a camada onde provê suporte à criação de aplicações e que contem ambiente e ferramentas de desenvolvimento. Tal ambiente possui interfaces web, bibliotecas de programação e linguagens de programação. Flávio R. C. Sousa[et.al] destaca que tal camada é específica para usuários avançados, não sendo utilizada pelo usuário final.
Na camada acima, ai sim seria a camada para o usuário final, onde por meio delas, que o usuário final utilizará a aplicação.
Michael Ambrust[et.al] cita a arquitetura da Computação na Nuvem com foco na SasS (Software as Service). Existe um provedor de Nuvem, onde se encontram os data centers, e é responsável pela camada física. O provedor vende o serviço para o chamado Cloud User, também conhecido como Provedor