antropolpgia
340 palavras
2 páginas
A antropologia inicialmente estudava apenas as populações distintas e exóticas mais adiante passou a pesquisar populações rurais e camponesas, incluiu em seu campo de estudo situações, práticas e grupos sócias e urbanos, próximos e familiares.Com o passar do tempo o olhar antropológico foi mudando pois ele no começo estudava apenas pequenas tribos e os aspectos religiosos não se podiam ser compreendido separando do artístico politico e econômico. Pois até o pensamento dos primeiros antropólogos resultava o positivismo, evolucionismo, determinismo geográfico e biológico.A sociedade em si tem o seu etnocentrismo, pois as nossas próprias referências culturais atrapalha a compreensão de outras realidades. O etnocentrismo nos ajudar a entender como os primeiros antropólogos tinham sua forma de pensar, o importante é reconhecer e saber lidar com a dificuldade ao que parece estranho para você saber lidar com o “outro”, temos que aprender ter relações de alteridade, pois somos a partir do espelho do “outro” com a sua cultura, crenças e valores sociais.
A antropologia transformou-se não apenas em suas técnicas de pesquisa, mas contribuiu na própria forma de escrever sobre as culturas, a partir da sua observação e interagindo pessoalmente do que estar acontecendo através da sua pesquisa e do seu olhar podendo observar a formação da sociedade sua cultura através dos seus hábitos, valores e crenças. Através da sua pesquisa e do seu olhar antropológico nos traz o conhecimento e nos ensina a compreender a diversidade cultural encontrada cada vez mais na nossa sociedade, pois temos que transformar o exótico em familiar e o familiar em exótico.
A antropologia contribui de varias formas que existem, nas praticas sociais e simbólicas análogas, e nos ajudar a entender as diversas culturas não só na nossa sociedade, mais sim nas fronteiras sociais e culturais, na forma de pensar ou fazer, permitir saber sobre nossos pensamentos, costumes, pois as culturas são dinâmicas e