Antropologia e cultura brasileira
0,2 em 0,2 pontos Benedict também postula que as culturas expressam diferentes comportamentos e padrões emocionais, o que ela denominou de “configuração dionisíaca e apolínea".
Segundo a antropóloga Benedict, analise as opções a seguir sobre a configuração dionisíaca na antropologia:
I. Pode-se compreender que a configuração dionisíaca refere-se às reações emocionais violentas por parte de determinados indivíduos no grupo social.
II. Pode-se compreender que a configuração dionisíaca refere-se às reações emocionais equilibradas por parte de determinados indivíduos no grupo social.
III Pode-se compreender que a configuração dionisíaca refere-se às emoções que são vivenciadas de modo tradicional por parte de determinados indivíduos no grupo social.
Assinale a alternativa INCORRETA:
Resposta
Resposta Selecionada: a.
II e III
Resposta Correta: a.
II e III
Feedback da resposta:
As opções a serem assinaladas na questão e que são incorretas são: as configurações dionisíacas não se referem às reações emocionais equilibradas por parte de determinados indivíduos no grupo social e não se referem às emoções que são vivenciadas de modo tradicional por parte de determinados indivíduos no grupo social. Essas características estão relacionadas à configuração apolínea.
A opção verdadeira e que não deve ser assinalada sobre a configuração dionisíaca na antropologia proposta por Ruth Benedict é a seguinte afirmativa: "Pode-se compreender que a configuração dionisíaca refere-se às reações emocionais violentas por parte de determinados indivíduos no grupo social".
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos A antropóloga Ruth Benedict é outra expoente significativa do culturalismo norte-americano, que também realizou em seus estudos a vertente de estudo configuracional da cultura (configuracionismo).
Analise as opções a seguir sobre a proposta antropológica de Ruth Benedict:
I. Concebe que há determinados aspectos da cultura que são assimilados pelos