Antropologia teológica
A Disciplina de Antropologia Teológica nos leva a refletir em questões que na maioria das vezes nos passava despercebidas. Remete-nos a ter uma ótica mais ampla da relação do nosso “eu” com o próximo.
O entendimento ao ser humano nem sempre é uma tarefa fácil, pois há uma infinidade de ângulos a serem observados. O ser humano é um ser impar dotado de inteligência que a usa como lhe é conveniente suprindo as necessidades que lhe parece ser suas prioridades.
Após esse estudo podemos por vez olhar o próximo com uma ótica mais humanista e mais social possível. Mas, alem de observarmos o próximo, podemos fazer uma auto-analise e compreendermos melhor a nossa evolução social e assim corrigirmos nossos erros e nos adequarmos melhor a uma sociedade humanista.
Os resultados conseqüente de nossos erros podem ser utilizados como análise para não a cometermos mais durante a nossa existência, pois “Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência” (Karl Marx).
Se através deste estudo compreendermos o verdadeiro sentido de humanismos já seremos um ser agraciado. Pois apesar de, durante toda a história haver diversas afirmações e opiniões diferentes Humanismo é o conjunto de valores e ações sociais, valores estes desenvolvidos e aplicados por nós mesmos.
Apesar da nossa evolução como espécie, em se tratando de relação social e humana entre as partes ainda engatinhamos, atribuo esse resultado a sociedade capitalismo em que vivemos, onde se interessa mais pelo resultado econômico que pela satisfação humana como ser. Sim, por que meios para uma sociedade mais ética e humanista já existe desde épocas passadas, onde estudiosos e pensadores já trazia através de seus conhecimentos valores suficientemente capazes de aprimorar a relação entre pessoas.
Outro ponto crucial desse nosso estudo nos faz