Antropologia Resumo Copia
Resumo do texto “Teorias Antropológicas”
Surge no século XIX à teoria do evolucionismo unilinear, que pressupunha que o homem passa ria por uma evolução cultural, saindo da selvageria, passando pela barbárie, ate chegar ao estado de civilização, ou estado perfeito. Esta teoria surge a partir de estudos etnocêntrico que tinham como base a cultura europeia, e avaliam culturas de regiões distantes consideradas selvagens em comparação aos europeus. Esta teoria é idealista, tendo como ideal os europeus “civilizados socialmente,” com suas tecnologias. Isto da à Europa o domínio do novo mundo.
A partir de 1895, observa-se que os fatos sociais seriam bem mais complexos do que o antes imaginado, dando a estes uma investigação, sócio antropológica, através de Durkheim juntamente com Mauss.
Nos Estados Unidos foi desenvolvida a ideia de que cada cultura tem sua historia particular e a mistura dos traços culturais era frequente. Nasce então à teoria do relativismo cultural e com ela a ideia de investigação de campo (utilizada ate hoje). O Particularismo questionou o Evolucionismo, propondo que cada cultura possuía sua identidade própria que demandava respeito. Na década de 40 nasce à antropologia estrutural, que defendia a existência de regras estruturada de culturas na mente humana, defendia também que extremamente necessário entender os padrões do povo, afim de, conhece-los melhor.
Logo depois surge o Funcionalismo que propõe o estudo de uma cultura através de uma pesquisa detalhada de todos os aspectos que definam uma sociedade, essa teoria defendia a estrutura social como sendo o centro de uma sociedade e tudo é feito para manter esta estrutura social estável. O chamado Neoevolucionismo revela que para haver uma evolução cultural é necessário que o homem lute contra a natureza, e também é necessário que o homem se adapte ao ambiente.
No século XX Clifford Geertz traz a ideia de duas classes antropológicas, uma simbólica que identifica a cultura a partir de