Antropologia religiosa e administração
Material 01.
Título
UM TEXTO, MÚLTIPLAS INTERPRETAÇÕES: ANTROPOLOGIA HERMENÊUTICA E CULTURA ORG:ANIZACIONAL.
URL
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=155118109006
Justificativa
A escolha deste artigo deve-se ao fato de que é feita uma abordagem sobre um estudo realizado em uma empresa administrada por pessoas de diferentes culturas. A empresa possuía os pré-requisitos técnicos, econômicos e mercadológicos para o sucesso, porém não avançar no estudo da antropologia em uma estrutura organizacional influenciou diretamente no sucesso ou no fracasso dessa organização.
Material 02. Título
Cultura organizacional do setor público brasileiro: desenvolvendo uma metodologia de gerenciamento da cultura.
URL:
http://ocotidianodaburocracia.com.br/files/Cultura%20Organizacional%20do%20setor%20p%C3%BAblico%20brasileiro%20-%20Pedro%20Paulo%20Carbone.PDF
Justificativa:
A escolha deste artigo deve-se ao fato de que foi realizada um estudo antropológico sobre o comportamento do funcionário público no Brasil. Embasado neste estudo pode-se perceber que o funcionário público não possui as características que seriam ideais para o bom funcionamento da administração pública.
A antropologia da religião envolve o estudo das instituições religiosas em relação a outras instituições sociais, e da comparação de crenças e práticas religiosas em diferentes culturas. A antropologia moderna assume que toda religião é criada pela comunidade humana que se prostra diante dela, uma abordagem metodológica que é chamada a idéia de projeção.
Um dos principais problemas na antropologia da religião é a definição da própria religião. Ao mesmo tempo os antropólogos acreditam que certas práticas e crenças religiosas eram mais ou menos universal a todas as culturas, em algum momento do seu desenvolvimento, tais como a crença em espíritos ou fantasmas, o uso de magia como um meio de controlar o supernatural, o uso de adivinhação como um meio de