Antropologia Religiosa 1
Religiosa II
CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO
CURSO DE ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO E CONTROLE
CAMPINAS - São Paulo – Brasil
2012.2
1
O trabalho 1 referente à ¼ da avaliação de Dependência da matéria de Antropologia
Religiosa II do Curso de Engenharia de Automação e Controle no Centro Universitário Salesiano de São Paulo, sob orientação dos professor (a): Elizete
O trabalho aborda os seguintes assuntos:
3.1 – O Homem e a Religião:
– Análise antropológica da religião.
– O que é a Religião?
– A dialética do sagrado.
– A experiência religiosa.
3.3 Filosofia da religião:
– Razão x religião.
– Razão e secularização.
– Razão e experimentação.
– Razão e tecnologia.
– Razão e política.
4.0 Questões elaboradas pertinentes aos temas:
2
3.1 - O Homem e a Religião
Análise
antropológica da religião é o estudo da relação entre o Homem e a religião levando em consideração diferentes crenças e diferentes culturas.
Um dos principais problemas na antropologia da religião é a definição da própria religião. Ao mesmo tempo os antropólogos acreditam que certas práticas e crenças religiosas eram mais ou menos universal a todas as culturas, em algum momento do seu desenvolvimento, tais como a crença em espíritos ou fantasmas, o uso de magia como um meio de controlar o supernatural, o uso de adivinhação como um meio de descobrir conhecimento oculto, e os resultados de rituais tal como oração e sacrifício como um meio de influenciar o resultado de vários eventos através da agência sobrenatural, às vezes sob o xamanismo ou culto aos antepassados. Sabemos que a religião é formada através de uma comunidade, que partilha das mesmas crenças e pratica religiosa. Essas podendo conter diversificadas formas de culto a divindade conforme citado anteriormente. Podemos classificar o homen em dois grupos perante a religião, os crentes e os não crentes, no ponto de vista do crente onde a religião (dele)