Antropologia Cultural
1)Como a corrente de pensamento chamada Determinismo Geográfico explica a diversidade observada entre os povos?
R: Essa corrente de pensamento mostra que o ambiente em que o ser humano vive determina suas ações, ou seja, tudo o que fazemos é por causa do ambiente em que vivo. Ex: Nas regiões trópicas, as pessoas são mais preguiçosas e pouco produtivas. Já nas regiões Frias, as pessoas são mais civilizadas, inteligentes e produtivas. Com esse pensamento foi gerada a escravidão e muito conflitos e que duraram por muito tempo sendo muitas vezes percebida na nossa atualidade como forma de preconceito.
2) Como a corrente de pensamento chamada Determinismo Biológico explica a diversidade observada entre os povos?
R: O Determinismo Biológico é defende a ideia de que as pessoas já nascem com características Inatas (desde o nascimento). Ex: No livro “ Cultura um conceito antropológico”, dá o exemplo de que o brasileiros Herdaram a preguiça dos negros, são despreocupados como os índios e luxuria dos portugueses.
Junto com esta teoria, veio a ideia de que os homens e as mulheres tem suas próprias aptidões.
3) Qual a principal diferença entre os conceitos de “Civilização” Francês, e “Kultur” Alemão?
R: A “Civilização” dos franceses era de uma forma universal, ou seja, era uma cultura para todas as pessoas. Já o “Kultur” dos alemães era individualizado, cada região/povos tinha sua própria cultura.
4) Como a Escola Evolucionista da Antropologia, levando em consideração a unidade da espécie, explica a diversidade observada entre os povos?
R: Explica a diversidade de acordo com a os três estágios da humanidade: Selvageria, Barbaria e Civilização. Cada estágio continha costumes e culturas diferentes. Conforme cada estágio foi se aprimorando, os povos que não conseguiam se adaptar eram deixados para trás, sendo assim excluídos do meio, nascendo assim a desigualdade. Podendo então diversificar a cultura desses povos.