Antropocentrismo e teocentrismo
Antropocentrismo é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o Homem.
Teocentrismo
Teocentrismo é a concepção segundo a qual Deus é o centro do universo, tudo foi criado por ele, por ele é dirigido e não há outra razão além do desejo divino sobre a vontade humana. Contrapõe-se ao antropocentrismo que e o homem é centro de tudo.
2. Como esses 2 modos de perceber o mundo está presente na leitura?
Literatura e Teologia fundem-se num pressuposto único e incomparável: o conhecimento, a experiência e a divulgação dos valores humanos vividos pelo homem (nas diversas épocas históricas e situações ambientais), mediante a apresentação de certos matizes religiosos, os quais – diga-se de passagem – nem sempre correspondem às devoções existentes no tempo em vigor, mas a perspectivas transcendentais que eras já passadas solidificaram, dada a faculdade de ser o homem um ser atemporal e inespacial. Nesse sentido, “é possível estabelecer relações recíprocas entre essas duas disciplinas, uma vez que uma e outra não nos separam da realidade do mundo, pois tendo presente sua mensagem, elas se tornam reveladoras da dimensão antropocêntrica do homem através dos tempos e credos, criando-se, assim, uma interação dialética entre seus universos culturais. Dessa forma, a Literatura – como as demais ciências – se une à Teologia, representando uma cosmovisão sobre a realidade, as coisas e os homens, em seus acertos e erros, ilusões e