Atps
Gerenciador de Memória no Windows Server 2008
O Gerenciador de memória no Windows Server 2008 foi aprimorado para proporcionar melhor desempenho, escalabilidade, segurança e confiabilidade nas seguintes áreas:
• Suporte para sistema dinâmico de endereçamento, incluindo o sistema de atribuição de endereço por demanda e suporte para os registros muito grandes;
• Suporte à arquitetura de memória não-uniforme (NUMA) e sistemas com grandes demanda de memória;
• Melhorias no acesso de E/S;
• Melhorias de desempenho geral, incluindo otimizações no buffer e melhorias nas estruturas internas de dados e desempenho de algoritmos.
Muito se discute sobre o espaço de endereçamento de memória nos sistemas de 32 e 64 bits. Em um sistema de 32 bits, existe um total de 4GB de espaço de endereço virtual disponível (2^32 = 4GB) dos quais, por padrão, 2GB é alocado para o kernel e os outros 2GB é alocado para a memória do modo de usuário. Os componentes internos de dados, drivers de dispositivos, cache do sistema de arquivos, pilhas do kernel e estruturas de código de sessão são todos mapeados pelo kernel.
Antes do Windows Vista e Windows Server 2008, o gerenciador de memória determinava no momento da inicialização o quanto do espaço de endereço deveria ser atribuído a diferentes necessidades. No entanto, isso levou a situações em que um espaço determinado se esgotasse, enquanto em outra área havia bastante espaço livre. Quando isso ocorria, algumas vezes o sistema ou aplicação parava de responder e ocorriam falhas. Para resolver isso, é utilizado o recurso Dynamic Kernel Address Space, em versões de 32 bits do Windows Server 2008.
O gerenciador dinâmico de memória trata o espaço de endereço do kernel, alocando e desalocando espaços para usos diversos, atendendo as necessidades do sistema. Como resultado, a quantidade de memória virtual sendo usada no kernel irá aumentar e diminuir com base na atividade do sistema. Assim, a