Antologia
ANTOLOGIA
Gênero: Fábulas
Rio Branco 06 de Junho de 2011.
Trabalho apresentado à disciplina de Leitura e Produção de Textos
Profª: Maria Beatriz Gameiro
Nome: Claudia Santana Januário
Pólo: Rio Branco-Acre
Tutor(a): Océlio
Rio Branco, 06 de Junho de 2011.
Introdução
Esta antologia apresenta cinco fábulas de Esopo , um fabulista grego, nascido na Trácia (região da Ásia Menor), do século VI a.C.. Personagem quase mítico sabe-se que foi um escravo libertado pelo seu último senhor, o filósofo Janto (Xanto).
Considerado o maior representante do estilo literário "Fábulas", possuía o dom da palavra e a habilidade de contar histórias curtas retratando animais e a natureza e que invariavelmente terminavam com tiradas morais. As suas fábulas inspiraram Jean de La Fontaine e foram objeto de milhares de citações através da história (Heródoto, Aristófanes, Platão, além de diversos filósofos e autores gregos). Na história do Ocidente, era um grande contador de histórias, porém não deixou nenhuma fábula escrita. Suas histórias foram registradas de forma literária bem mais tarde poroutros autores. O mais importante deles foi o romano Fedro (15 a.C – 50 d.C), que se declarava admirador e imitador de Esopo.
A fábula é um gênero literário muito antigo que se encontra em praticamente todas as culturas humanas e em todos os períodos históricos. Esse caráter universal da fábula se deve à sua ligação muito íntima com a sabedoria popular. De fato, a fábula é uma pequena narrativa que serve para ilustrar algum vício ou alguma virtude e termina com uma lição de moral. As fábulas têm como personagens animais que representam, de forma alegórica, os traços de caráter negativo e/ou positivo dos seres humanos.
Sumário
A raposa e as