ANTILIPÊMICO
FÁRMACOS
ANTILIPÊMICOS
Ômega 3 O Ômega 3 é um tipo de gordura, conhecido como ácido graxo essencial pois é muito importante para uma boa saúde.O corpo humano não é capaz de produzir ômega 3, tendo que obtê-lo da alimentação.Podemos encontrar o “bom” ômega 3 (de cadeia longa) nos peixes como o salmão, atum, bacalhau, albacora, cação. Os ômega 3 (de cadeia curta) menos, adequados, com poucos benefícios para a saúde, são encontrados em óleos extraídos de soja, de girassol, de milho, também está presente em alguns vegetais “verdes” como brócolis, rúcula, couve, espinafre.
Mecanismo de ação A ingestão do ômega 3 auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim LDL, enquanto pode favorecer o aumento do colesterol bom HDL . Possui ainda importante papel em alergias e processos inflamatórios, pois são necessários para a formação das prostaglandinas inflamatórias, tromboxanose leucotrienos.
Efeitos colaterais
Intoxicação por metais pesados
Diarréia
Dispepsia (arrotos, náuseas, má-digestão, dor abdominal, gases aumentados e empachamento)
Gosto amargo na boca (peixe)
Reações alérgicas (prurido e erupções cutâneas)
Ganho de peso
Cefaléia
Sangramentos e tendência a sangramento ( principalmente em pacientes que usam medicamentos anticoagulantes/antiagregantes plaquetários)
Elevações dos níveis de LDL Colesterol
Sobrecarga metabólica e aumento das enzimas hepáticas
Interações com outros medicamentos em uso
Estrutura O Ômega 3 é um lipídeo por isso não apresenta um grupo farmacofórico especifico, quimicamente é um acido graxo insaturado de 18 carbonos com 3 ligações duplas