Antiguidade Classica
Civilização grega
Grécia
Tinha duas principais polis, eram elas Esparta e Atenas. O território grego possuía mar e montanhas. A fragmentação física influenciou na fragmentação política. A economia era baseada na agricultura manufaturada e no comércio marítimo. Sua localização geográfica é: Sul + leste europeu = Península Balcânica.
Esparta
Região do Peloponeso. Era a Polis da exceção ( era a única que possuía planície fértil ) por isso se mantém com sua própria agricultura. Tem estabilidade política ( desde o 1º “governador” ao último ), seu o governo é Oligárquico – Aristocrata.
A sociedade é divida em 3 classes sócias, são elas: Esparciatas, era a aristocracia (monopolizavam as instituições); Periecos, eram os homens livres (não possuíam cidadanias e dedicavam-se ao artesanato e ao comércio) e Hilotas, eram os escravos.
A educação em Esparta era voltada para o treinamento militar, aprendiam que sua vida individual estava subordinada ao estado. Tudo que gira em torno de Esparta era militarismo.
Atenas
Península da Ática, próximo ao mar Egeu, o que favoreceu para os atenienses que se dedicassem ao comércio marítimo e a navegação.
A sociedade ateniense era dividida em 5 classes sócias, são elas: Eupátridas, eram grandes proprietários de terras e compunham a aristocracia; Georgóis, eram pequenos proprietários de terras; Demiurgos, dedicavam-se ao comercio e ao artesanatos; Metecos, não possuíam terras e não possuíam direitos, eram estrangeiros; e Escravos, se tornava escravo por dívidas e guerras.
A economia ateniense baseava-se na mão de obra escrava, pois eram os escravos quem desempenhavam os trabalhos manuais e na agricultura.
- Política ateniense e suas evoluções
Monarquia ( o rei chamava-se Basileu ) o seu poder era limitado pela aristocracia que com o passar do tempo, os eupátridas tomaram o poder; com isso o rei Basileu foi substituído por 9 arcontes que eram vigiados pelo Areópago (conselho que exercia poder