antigo tigres asiaticos
Em 1970, quatro países da Ásia (Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan), apresentou um acelerado processo de industrialização. Com a razão da agressividade administrativa e a localização dos países, isso foram chamado de Tigres Asiáticos. As características do modelo industrial desses países é IOE (Industrialização Orientada para a Exportação). Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan usam outros métodos para desenvolver seus países e o governo apoia eles, proporcionando a infraestrutura, financiamento das instalações industriais, altos investimentos em educação e em qualificação profissional. Todos esses países (exceto Coreia do Sul )adotaram uma politica de incentivo, para atrair as industrias transnacionais. Diferentemente dos outros Tigres Asiáticos, a Coreia do Sul demonstrou resistência a instalações de empresas transnacionais em seu território. O desenvolvimento industrial do país baseou-se nos chaebols, que se caracteriza por redes de empresas com fortes laços familiares.
Novos Tigres Asiáticos: Em consequência do grande desenvolvimento econômico dos Tigres Asiáticos, houve uma expansão para os países vizinhos do sudeste, o que proporcionou um processo de industrialização na Indonésia, Vietnã, Malásia, Tailândia e Filipinas. Além dos investimentos dos quatro Tigres originais, os novos Tigres passaram a fazer parte das redes de negócios de empresas dos Estados Unidos, do Japão e de outros países desenvolvidos.
Nesses novos Tigres foram instaladas indústrias tradicionais, como têxteis, calçados, alimentos, brinquedos e produtos eletrônicos. Nesses países há mão de obra menos qualificada que a encontrada nos quatro Tigres originais, porém, muito mais barata. Milhares de pequenas empresas produzem mercadorias sob encomenda, criadas e planejadas em outros países do mundo.