Antibiograma
- indica os melhores antibióticos para o controle de determinada doença/infecção, visto que existem antibióticos específicos para o controle das diferentes bactérias. a utilização indevida e indiscriminada, além da possibilidade da utilização não ser eficaz, contribui para o aumento na resistência antimicrobiana.
- contribui com um maior lucro econômico para o produtor pelo simples fato do antibiótico indicado pelo teste funcionar e pelo produtor não ter gastos com drogas que não funcionam e fazem com que as perdas continuem.
- preserva bases antimicrobianas para que futuramente possam ser utilizadas com eficácia no controle de doenças/infecções, evitando a formação de resistência pelas bactérias.
- promove um registro histórico de quais bactérias são resistentes em uma determinada granja ou propriedade aos variados antibióticos disponíveis, e com isso poder traçar melhores medidas de controle.
- reduz o aumento da resistência antimicrobiana, que está causando prejuízos irreparáveis nos sistemas de produção.
Para realizar o exame, é colhido saliva, sangue urina, fezes, tecidos ou expectoração. o produto colhido é colocado num recipiente próprio fechado, que serve de meio de cultura, a uma temperatura que favoreça o desenvolvimento.
Interpretação do Antibiograma
A partir da leitura do halo de inibição são realizadas as medidas deste para se determinar o resultado. este resultado pode ser:
Resistente: significa que a bactéria analisada apresenta resistência ao antibiótico utilizado e a eficácia da droga está comprometida, não exercendo efeito satisfatório no controle da(s) doença(s).
Este resultado é visto quando não há halo de inibição ou o halo é pequeno, indicando que a bactéria conseguiu crescer perto do antibiótico pelo mesmo não causar efeito de inibição no agente.
Intermediário: significa que a bactéria analisada apresenta resistência intermediária ao antibiótico utilizado no disco e a eficácia da droga