Antibi ticos e Quimioter picos
Os antibióticos são produtos de enorme importância não apenas na área de saúde, como também na economia, visto que apenas nos Estados Unidos, cerca de
100.000 toneladas são produzidas anualmente. Embora aproximadamente 8000 substâncias com atividade antimicrobiana sejam conhecidas e, a cada ano, centenas de novas substâncias sejam descobertas, pouquíssimas são efetivamente aproveitadas e utilizadas como agentes antimicrobianos, visto que muitas destas não atendem aos requisitos mínimos para seu emprego terapêutico. Paralelamente, não podemos deixar de mencionar o crescente problema em relação ao surgimento de espécies bacterianas resistentes aos diferentes antibióticos. Este talvez corresponda ao principal desafio dos pesquisadores. Visto que a multirresistencia vem se tornando diariamente mais disseminada nas populações microbianas, sejam patogênicas ou não.
Agente Antimicrobiano
Composto químico que mata ou inibe o crescimento de microrganismos, podendo ser natural ou sintético.
Agentes Quimioterápicos
(Antimicróbicos): Agentes químicos, naturais ou sintético, usados no tratamentos de doenças. Atuam matando ou inibindo o desenvolvimento dos microrganismo, em concentrações baixas o suficiente para evitar efeitos danosos ao paciente.
Antibióticos
Grupo de agentes quimioterápicos (maioria), que constituem se em produtos microbianos ou derivados. São produtos do metabolismo secundário (quando a célula entra em fase estacionária), não essenciais para o crescimento ou reprodução, sendo sua síntese dependente da composição do meio (podem ser super produzidos). São geralmente compostos complexos, cuja síntese envolve várias etapas enzimáticas, sendo as enzimas reguladas separadamente das do metabolismo primário. Via de regra, a produção de antibióticos está associada ao fenômeno de quorum sensing.
Quimioterápico
Agente químico sintético, exibindo as mesmas atividades de um antibióticos.
Características gerais das drogas