Antes do primeiro gole
Prof. Nelson Costa Fossatti
Gissele Todi Monassa
Projeto
Antes do primeiro gole
Combate ao alcoolismo na infância e adolescência
Porto Alegre
2012
ÍNDICE
1. Características do Município de Flores da Cunha
1.1 Sistema de Comunicação Social de Flores da Cunha
2. Identificação dos públicos
3. Tema Proposto
4. Justificativa
5. Objetivos
5.1 Objetivo Geral
5.2 Objetivo Secundário
5.3 Objetivo Específico
6. Referencial Teórico
7. Métodos
8. Resultados
CONSIDERAÇÕES FINAIS
1. Características do Município de Flores da Cunha
Localizada na Serra Gaúcha, a cidade de 27 mil habitantes, faz parte da Rota das Vinícolas dos Altos Montes com lindas paisagens, pratos típicos da culinária italiana, excelentes vinhos, sucos e canções folclóricas. Contornada por uma natureza exuberante, Flores da Cunha, que já foi chamada de Nova Trento, é chamada carinhosamente de Terra do Galo.
Fica localizada a 150km da Capital Porto Alegre.
Em 1994, Flores da Cunha ganhou o título de maior produtor de vinhos do País. A produção local em 2009 atingiu 84,4 milhões de litros, conforme os dados do Cadastro Vinícola do RS | Ibravin - SEAPPA/RS – Mapa, ou seja, 56% a mais que segundo colocado no ranking. O município possui em torno de 200 indústrias vinícolas (desde pequenas cantinas rurais a grandes vinícolas). A paisagem tipicamente europeia é intercalada pela arquitetura italiana, construída pelos imigrantes que aqui chegaram por volta de 1877. A herança dos imigrantes, preservada nos casarios e no dialeto vêneto até os dias de hoje, na cidade e no interior, atribui ao município uma imagem acolhedora e familiar.
Desde o ano de 1876, o território que compõe o atual município de Flores da Cunha, passou a ser colonizado por imigrantes italianos, vindos especialmente do Norte da Itália. O maior número de colonizadores estabeleceu-se entre os anos de 1878 e 1890, época em que