Antenas e propagação
Capítulo 1 - Parâmetros básicos de antenas
Largura de Banda
A largura de banda corresponde à faixa de frequências na qual o desempenho da antena, relativamente a uma determinada característica, atende a um padrão especificado.
As características usualmente tomadas como referência são a impedância de entrada e o ganho. Entretanto, outras características, tais como, largura do feixe, polarização, posição do lobo principal e nível de lobos secundários também podem ser consideradas.
Diagrama de irradiação
Representação gráfica tridimensional da distribuição de intensidade de campo elétrico sobre uma esfera de referência [f (θ,φ)]. O diagrama de radiação é normalizado de tal forma que seja unitário na direção de máxima radiação.
Na prática são utilizados diagramas em duas dimensões segundo planos principais, em geral, os planos que contêm os campos elétrico (Plano E) e magnético (Plano H).
Diretividade
A diretividade de uma antena é definida como a relação entre a densidade de potência irradiada em uma dada direção pela antena e a densidade média de potência irradiada em todas as direções. A densidade média de potência é a potência total irradiada pela antena dividida por 4π.
Ganho
É a relação entre a intensidade de radiação numa dada direção e a que teríamos se a potência de entrada da antena fosse radiada de forma isotrópica.
Resistência de Radiação
É a quantidade de resistência que, se colocada no lugar da antena, vai consumir a mesma quantidade de potência efetivamente irradiada pela antena.
Reciprocidade
O teorema da reciprocidade postula que os seguintes parâmetros de uma antena:
• Diretividade
• Diagrama de irradiação
• Abertura
• Impedância de entrada são invariantes quando alternamos a utilização de uma antena como transmissora ou receptora e vice-versa.
Polarização
A polarização de uma onda é dada pela direção do campo elétrico em relação a um plano de referência, em geral a superfície da