Antecedentes históricos da Administração
Ao longo da historia da humanidade, a Administração de desenvolveu com muita lentidão. Somente a partir do século XX é que ela apresentou um desenvolvimento notável.
INFLUENCIA DOS FILÓSOFOS A Administração foi muito influenciada pela filosofia, desde Sócrates, até filósofos mais recentes, como Karl Marx e Friedrich Engels. Aristóteles, discípulo de Platão, abriu as perspectivas do conhecimento humano, ele deu impulso inicial à Filosofia, Cosmologia, Nosologia, Metafísica, Lógica e às Ciências Naturais. Aristóteles baseava seu sistema de lógica binária em uma lei fundamental, o princípio da não contradição: qualquer coisa só pode ser ela mesma. A matemática produz a certeza, e isso dá sustentação ao racionalismo e à lógica que seriam os alicerces da cultura ocidental e que influenciariam poderosamente a teoria administrativa até meados do século XX. Jean-Jacques Rousseau desenvolveu a Teoria do Contrato Social e mais a frente Karl Marx e Friedrich Engels propõe a teoria da origem econômica do estado. Com o surgimento da Filosofia Moderna, deixa a Administração de receber contribuições e influências, uma vez que o campo de estudo filosófico afasta-se enormemente dos problemas organizacionais.
INFLUÊNCIA DA CIÊNCIA
A administração recebeu forte influência das ciências. Francis Bacon, propôs uma teoria do conhecimento científico com base na observação e experimentação. René Descartes, o maior expoente da época. Criou as coordenadas cartesianas e celebrizou-se pelo livro O Discurso do Método, no qual descreve seu método filosófico, denominado método cartesiano, cujos princípios são: Princípio da dúvida sistemática, Princípio da análise, Princípio da síntese e Princípio da enumeração. Esses quatro princípios racionais, lineares e analíticos inspiraram a teoria administrativa até o final da Era Industrial. Galileu Galilei, considerado o pai da ciência