Antecedentes História da Administração
Março, 2013, Blumenau/SC
ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO
Preparando as Condições para a Moderna Empresa
No decorrer da história da humanidade sempre existiu alguma forma – simples ou complexa – de administrar as organizações.
O Desenvolvimento de ideias e teorias a respeito da Administração foram muito lento até o século XIX, acelerando-se a partir do início do século XX.
Influência dos Filósofos
A influência de filósofos, como Sócrates, Platão e Aristóteles, nos conceitos de Administração na Antiguidade é remarcável. Com o surgimento da Filosofia Moderna, destacam-se Bacon e Descartes. Porém, a filosofia antiga preocupava-se muito com as questões organizacionais, o que deixa de ser objeto de preocupação da Filosofia Moderna.
Influência da Organização da Igreja Católica
A organização eclesiástica da Igreja Católica influenciou profundamente o pensamento administrativo. Havia uma hierarquia de autoridade, um estado-maior e uma coordenação funcional, que juntas e comandadas por uma única pessoa – o Papa – e que, bem-sucedida serviu de modelo para diversas organizações.
Influência da Organização Militar
A organização militar influenciou a Administração, contribuindo com alguns princípios que a teoria administrativa iria mais adiante assimilar e incorporar. Aqui surgiu o pensamento estratégico e a necessidade de disciplina e planejamento, acreditando-se que o incerto deveria ser esperado, mas o planejamento deveria reduzir o seu impacto.
Influência das Ciências
O método cartesiano teve decisiva influência na Administração, principalmente nas abordagens normativas e prescritivas, como a Administração Científica, a Teoria Clássica e a Neoclássica. Muitos de seus princípios foram baseados na metodologia cartesiana com a predominância da análise e divisão do trabalho.
Influência da Revolução Industrial
A Revolução Industrial