ante projeto
No nosso dia a dia cada um se organiza, anota, sistematiza e executa as tarefas da sua própria maneira. Em ciências sabe-se que a adoção de formas padronizadas de fazer as coisas em cada área e tipo de estudo é mais eficiente. Essa eficiência das formas adotadas em Ciências foi conquistada de forma trabalhosa pelos cientistas após um grande número de estudos que resultaram em larga experiência acumulada em que as maneiras de “fazer” foram testadas, podem ser repetidas e comprovadas por outros pesquisadores. Adota-se não apenas uma forma organizada de fazer, mas também uma forma padronizada de planejar: o projeto de pesquisa. Isso permite, em certa medida, a avaliação antecipada daquilo que se planeja e dos resultados que podem ser alcançados (JUNIOR,2011).
2. Elementos de um projeto de pesquisa Os elementos fundamentais que constituem um projeto cientifico pela ordem são:
1. identificação
2. Apresentação (do tema e do problema);
3. Justificativa;
4. Objetivos;
5. Referencial teórico;
6. Metodologia;
7. Cronograma (com localização das ações);
8. Custeio;
9. Referências bibliográficas
Além desses itens, para facilitar a leitura do projeto podemos acrescentar elementos de informação adicional, como capa (que permite rápida visualização do tema e do autor) e um sumário que ajuda a encontrar as informações mais rapidamente dentro do projeto.
É importante que o projeto tenha informações essências e de maneira clara e objetiva. (JUNIOR,2011).
3. Proposta de projeto de pesquisa
A combinação de hábitos cotidianos alimentares relacionados com as questões de química orgânica.
4. Justificativa Uma das orientações contidas nos PCN refere-se à contextualização do ensino com a realidade dos alunos, porém na maioria das vezes o ensino de química tem sido abordado de maneira bastante teórica com pouca ou nenhuma conexão com a vida do aluno (Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997). A abordagem de questões