ANORG8 MATIAS
1955 palavras
8 páginas
ANÁLISE ORGANIZACIONALAula 8 – Departamentalização funcional, por produtos ou serviços, territorial ou por localização geográrica e por clientes
OBJETIVOS DA AULA
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
Explicar a configuração departamental, ou seja, o tipo de departamentalização.
Definir e caracterizar os diversos tipos de departamentalização estudadas nesta aula.
REVISÃO DA AULA ANTERIOR
1) Segundo Chiavenato (2006, p. 226), nos últimos anos foram desenvolvidas soluções do tipo ad hoc (aqui e agora) para administrar a incerteza e a mudança.
Identifique a característica que NÃO pertence ao ideal Adhocrático: A) equipe tarefa temporária. B) responsabilidades do cargo definidas. C) autoridade descentralizada. D) poucas regras.
2) A adhocracia é um modelo bem mais adequado às características e necessidades das organizações contemporâneas. Neste caso é possível afirmar:
I – Sua aplicabilidade é menor nas empresas que atuam no ramo de prestação de serviços.
II – Ela revela-se bem mais adequada à instabilidade e constante mutação observado no ambiente externo das empresas.
Com base nas afirmações acima, podemos concluir: A) somente a afirmativa I é correta. B) somente a afirmativa II é correta. C) ambas as afirmações estão corretas. D) nenhuma das afirmações estão corretas.
3) A Estrutura em Rede, ou Organização em Rede (network), é um tipo de macro-estrutura organizacional que funciona segundo uma lógica de organograma circular ou em forma de estrela, no centro da qual está a organização principal. Para Chiavenato (2006, p. 227/228), a estrutura em rede pode ser utilizada para unidades organizacionais ou para equipes integradas: rede de unidades e rede de equipes.
Quanto a estrutura em rede de equipes é possível afirmar:
I - possui diversas áreas de negócios relacionados com a empresa mãe.
II - possui um núcleo principal rodeado de empresas ou unidades de negócios.
III - é formada por equipes permanentes ou transitórias.
Com base nas afirmações