anorexia
BARBARA VENTORIM ZUCCO
JEDSON MOLIM
THOMAS MATHEUS PHILIPPUS
ANOREXIA, INANIÇÃO E CAQUEXIA
Videira SC
2014
ANOREXIA
A anorexia é um distúrbio alimentar, onde leva a pessoa à busca obsessiva por um corpo “magro”. As pessoas que obtêm anorexia tem medo de engordar mesmo estando abaixo do peso ideal, geralmente isto ocorre em mulheres de 12 à 20 anos. A anorexia pode levar até mesmo à morte por desnutrição, pois o organismo não tem de onde tirar vitaminas para o seu funcionamento vital.
Não existe uma única causa para a anorexia, ela é um conjunto de fatores biológicos, psicológicos, familiares e culturais. Fatores de riscos também tem grande chances de desenvolver anorexia, como determinadas idéias sociais ou culturais sobre saúde e beleza, auto imagem negativa, transtorno de ansiedade quando criança, entre outros.
Os sintomas da anorexia é bem claro e visível, tendo a principal característica perca de peso muito rápido e constante chegando a ficar abaixo do peso corporal de 17% de gordura, em mulheres ocorre a interrupção menstrual, vale observar dietas e jejuns de maneira descontrolada, excesso de atividade física e pele seca. Deve-se prestar muita atenção quando a pessoa nega-se a alimentar junto com outras pessoas e se quando se alimenta após a refeição vai direto para o banheiro provocar vomito.
O tratamento é algo difícil, em alguns casos é necessário a hospitalização imediata da pessoa. O grande objetivo do tratamento é a recuperação do peso corporal com uma equipe multidisciplinar formada por psiquiatra, psicólogo, pediatra, clínico e nutricionista.
CAQUEXIA
A caquexia é um quadro clinico mais agravado de desnutrição grave da anorexia, cujo tratamento é difícil e o sucesso pequeno.
Diversas doenças estão associadas a caquexia, como alguns tipos de câncer, AIDS, falência cardíaca congestiva, insuficiência renal, leishmaniose visceral, lesões da parte lateral do hipotálamo,