Anorexia
O presente trabalho busca compreender um tema bastante discutido atualmente: os transtornos alimentares, em especial, a anorexia. Para isso, optou-se pela abordagem da Clínica Extensão que é o trabalho do psicólogo fora do ambiente da clínica, no qual será abordado neste trabalho a Psicologia Hospitalar. A escolha do tema surgiu a partir do conhecimento do atendimento realizado no Hospital das clínicas de Belo Horizonte, onde o tratamento psicológico é feito com pessoas portadoras desse distúrbio. Outro motivo foi o fato de que a maior parte da população não tem conhecimento sobre as suas características específicas e o quão grave é esse transtorno.
Os objetivos são compreender os sintomas, as causas e a importância do tratamento interdisciplinar que deve ser feito com psicólogos e nutricionistas. Os psicólogos têm a função de avaliar a personalidade e compreender melhor o funcionamento psicodinâmico dos indivíduos, enquanto os nutricionistas planejam uma dieta saudável e adequada para os pacientes se recuperarem do peso extremamente baixo, ou até mesmo da desnutrição. Durante a pesquisa foi observada a dificuldade de se definir o período específico para o tratamento e a influência da família no tratamento e no desenvolvimento da doença. Geralmente, os doentes não aceitam que sofrem desse transtorno psíquico, por isso não buscam o devido tratamento. Dessa forma, o papel do psicólogo é de extrema importância no trabalho multidisciplinar, já que realiza a escuta do paciente, além de discutir o caso com os outros profissionais.
Quanto à metodologia, serão realizados levantamento sobre o tema em livros e artigos, além de entrevistas com psicólogos que atuam no Núcleo de Investigação em Anorexia e Bulimia do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte. Na pesquisa bibliográfica foram consultados autores tais como ARANTES DE OLIVEIRA; ANTÔNIO DOS SANTOS (2006) os quais realizaram pesquisa com 24 mulheres e 5 homens com o objetivo de analisar o perfil