Anorexia
* O que é anorexia?
Essencialmente é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo". O funcionamento mental de uma forma geral está preservado, exceto quanto a imagem que tem de si mesmo e o comportamento irracional de emagrecimento.
O paciente anorético costuma usar meios pouco usuais para emagrecer. Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vômito, jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes. A pessoa com este tipo de transtorno nega a fome como se ela não existisse.
* Quais seus principais sintomas?
* Ter medo enorme de ganhar peso ou ficar gorda, mesmo quando estiver abaixo do peso normal; * Recusar-se a manter o peso no que é considerado normal ou aceitável para sua idade e altura (15% ou mais, abaixo do peso normal) * Ter uma imagem corporal muito distorcida, ser muito focada no peso ou na forma corporal e se recusar a admitir a gravidade da perda de peso; * Não ter menstruado por três ou mais ciclos (em mulheres); * Ir ao banheiro imediatamente após as refeições (vômito auto indutivo); * Recusar-se a comer perto de outras pessoas; * Usar comprimidos para urinar (diuréticos), evacuar (enemas e laxantes) ou reduzir o apetite (comprimidos para perda de peso); * Pele manchada ou amarelada, seca e coberta por pelos finos; * Depressão; * Extrema sensibilidade ao frio (vestir várias camadas de roupas para ficar aquecido), entre outros sintomas.
* Qual o tratamento indicado?
O maior desafio no tratamento da anorexia nervosa é fazer a pessoa reconhecer que tem uma doença. A maioria das pessoas com anorexia nervosa nega que tem um distúrbio alimentar. Em geral, as pessoas somente começam um tratamento quando a doença é grave.
Vários programas diferentes foram desenvolvidos