Anorexia Nervosa
FELIPE MELO
RESUMO CRÍTICO DE PSICOFISIOLOGIA Anorexia Nervosa
SALVADOR – 2012
FELIPE MELO
Anorexia Nervosa
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Estácio – FIB da Bahia para a avaliação da disciplina psicofisiologia – 3º semestre sob a orientação da Profª Cláudia.
SALVADOR – 2012
Anorexia Nervosa
A Anorexia Nervosa hoje é percebida como uma disfunção alimentar normalmente caracterizada pela ingestão insignificante de nutrientes, possível quantidade de exercícios físicos debilitantes e baixo peso corporal aliado a estresse físico, auto-imagem dismórfica. Tem causas psicológicas, fisiológicas e sócio-culturais, bem como familiares. Segundo o DSM-IV, É dividido em restritivo e purgativo.
Para os autores, a anorexia é muito antiga. Para o seu surgimento, isto é, como conceito, foi preciso identificar na literatura todos os sintomas associados durante alguns séculos – desde a época medieval e seu caráter socio-religioso - , mais principalmente por Charles Laségue e a publicação do seu livro anorexie histérique e William Gull com seu estudo das três meninas com os sintomas recorrentes (emagrecimento, exercícios em excesso). Mas foi só em 1962 que se pôde absorver a anorexia de um quadro de sintomas tratados pela medicina para uma análise psicológica propriamente dita pois passou de meramente uma possibilidade de avaliação neurológica à um problema psíquico, por afetar o modo como o doente se vê e sócio-cultural por ser considerado um problema de saúde pública.
Sob a ótica da psique, é possível achar uma correlação