ano de 2015 foi cheio de eventos astronômicos
Leia mais:
Final de semana terá eclipse lunar total e 'Super Lua de Sangue'
Eclipse lunar poderá ser visto em Cuiabá a partir das 17h30
Para a ciência, a Lua de Sangue nada mais é do que um eclipse lunar, onde a Lua é ocultada pela sombra da Terra. Isso ocorre quando Sol, Terra e Lua, respectivamente, estão em perfeito alinhamento. No caso da Lua de Sangue, a cor avermelhada da Lua se dá por causa da filtração dos raios solares, realizada pela atmosfera da Terra no momento do eclipse, fazendo com que eles se tornem mais avermelhados ao iluminá-la.
Esta Lua de Sangue é um evento raro, dentro dos eventos raros. Não entendeu? Vou explicar. Ela é a quarta de uma sequência de eclipses, ou seja, de uma tétrade. Mas e por que isso é tão raro? Porque segundo pesquisas científicas, eclipses solares e lunares só acontecem a cada 18 anos, sendo possível prevê-los. Mas, como apontado, este é o quarto eclipse lunar em um ano, fazendo deste o fim de um ciclo, de uma tétrade.
Para os místicos e religiosos, eventos astronômicos quase sempre significam algo a mais do que para a ciência. O pastor e escritor estadunidense John Hagee, afirmou em declarações a imprensa que, cada vez que esse evento ocorreu, o povo de Israel experimentou uma grande mudança e aponta acontecimentos como a expulsão dos judeus da Espanha, a criação do Estado de Israel e a Guerra dos 6 dias, como prova disso.
A bíblia, por exemplo, tem muitas citações em que eventos astronômicos são mencionados, como:
"Ele fez a lua para marcar o tempo". (Salmo 104:19).
"E haverá sinais