Anne frank
Vida e obra de Anne Frank 2
Gênero da obra 4
Contexto da obra 4
Personagens 7
Característica da obra 11
Glossário 14
Referência Bibliográfica 16
Vida e obra de Anne Frank
Seu nome completo era Annelies Marie Frank. Nascida ás sete e meia da manhã, na clínica União Patriótica das Mulheres em Frankfurt - Alemanha em 12 de junho de 1929. Algum tempo depois, em 1933 assumia o poder na Alemanha o partido de Adolf Hitler
Era filha Otto Heinrich Frank, um homem de negócios e condecorado por ter lutado no exército alemão na Primeira Guerra Mundial e Edith Frank-Holander, irmã mais nova de Margot Frank. Formavam uma família de Judeus. Anne mudou-se com sua família para Amsterdã, na Holanda, em 1934, devido a perseguições nazistas aos judeus.
Juntamente com sua irmã Margot, foi matriculada em escolas locais, onde mostrou competência para os estudos, mostrando maior aptidão para leitura e redação. Viveu tranquilamente na Holanda por sete anos, mas infelizmente, em 1940 os alemães invadiram a Holanda, limitando cada vez mais a vida da família Frank e dos Judeus que ali viviam. Anne e sua irmã passaram a freqüentar uma escola somente para judeus. Todos eles também usavam a “estrela de Davi amarela” (ou estrela judaica), sendo que eram obrigados a ostentá-la em público, como um sinal distintivo de sua condição judaica.
Anne era uma adolescente popular, com muitos amigos, e a própria se rotulava de “namoradeira”, pois na época possuía muitos admiradores.
Em seu aniversário de 13 anos, em 12 de junho de 1942, Anne ganhou um presente de aniversário de seu pai, um livro de capa vermelha, xadrez, o qual fez de diário.
No início, Anne passou a relatar o seu dia-a-dia, contando sobre sua vida, família e amigos. Porém, pouco a pouco Anne passou a relatar as dificuldades enfrentadas pelos judeus durante a Alemanha Nazista.
Em julho de 1942, a família Frank recebeu um comunicado avisando que seriam transferidos para um campo de