Anlisando o tempo
Disciplina
Administração da Produção e Operações
ADM 2 Prof. Pedro Gimenes
Aula
Estudo de Tempos e Métodos
ADM 3 Prof. Pedro Gimenes
1. Tempos Cronometrados
A cronometragem é um dos métodos mais empregados na indústria para medir o trabalho, apesar das muitas mudanças do mundo corporativo, desde a época de Taylor continuamos cronometrando para se estabelecer padrões para a produção e para determinar custos industriais.
ADM 4 Prof. Pedro Gimenes
2. Finalidade do estudo dos tempos
Numa linha automatizada a variação de tempos é muito pequena, porém quanto maior a participação humana no processo, , maior é a dificuldade de se medir corretamente os tempos , uma vez que as pessoas tem habilidades, força e vontades diferentes. As medidas de tempos padrões de produção são dados importantes para : estabelecer padrões que permitem o planejamento – avaliar o desempenho da produção em relação aos padrões existentes; fornecer dados para a determinação de custos padrões, custos de fabricação, determinação de orçamento e determinar estimativa de custos para novos produtos; fornecer dados para avaliar o processo de produção (sugerir melhorias) como um todo.
ADM 5 Prof. Pedro Gimenes
3. Equipamentos utilizados para o Estudo de Tempos
Cronômetro de hora centesimal – uma volta corresponde a 1/100 de hora, ou 36 segundos.
do ponteiro maior
Filmadora – tem a vantagem de registrar com fidelidade o trabalho nos seus detalhes. Folha de observação – importante para se registrar os valores encontrados. Prancheta para observações – local onde se apóia a folha de observações e cronômetro.
ADM 6 Prof. Pedro Gimenes
3.1. Etapas para a determinação do tempo padrão de uma operação
Divisão da operação em elementos – fracionar a operação para se ter tempos mais precisos. Exemplo: Você está sentado no sofá ouvindo música e toca a campaninha da porta. A porta situa-se a 10m de onde você está sentado. Você deve levantar-se do