Animais
Habitat: São animais predominantemente aquáticos, marinhos e dulcícolas. Podem viver na areia das faixas litorâneas (caranguejo), em terra úmida(tatuzinho-de-jardim), e algumas espécies, como as cracas, vivem fixas às richas, pilares de pontes, cascos de navios. Também podem ser terrestres, exemplo: os insetos.
Classificação:são classificados em 5 grupos principais: insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes.
Equinodermos
Habitat: Eles vivem em geral no leito dos oceanos deslocando-se lentamente sobre ele.
Reprodução: os equinodermos representam sexos separados. Ao se reproduzirem machos e fêmeas lançam, respectivamente, espermatozóides e óvulos na água. Da uniam entre um espermatozóide e um óvulo surge o zigoto ou célula ovo.Cada ovo forma uma lava cilada, que se desenvolve e origina a forma adulta.
Classificação: São classificados em cinco grupos : asteróides, equinoides, ofiuroides, crinoides e holoturoides.
Vertebrados:
Peixes
Habitat: os peixes vivem exclusivamente em ambientes aquáticos.
Reprodução: A maioria dos peixes ósseos apresenta fecundação externa: a fêmea e o macho liberam seus gametas na água. Nos peixes cartilaginosos, a fecundação é geralmente interna: o macho introduz seus espermatozóides no corpo da fêmea, onde os óvulos são fecundados.
Classificação: são classificados em peixes cartilaginosos e ósseos.
Anfíbios
Habitat: Os anfíbios têm a capacidade de viver tanto dentro quanto fora da água, porém, sua pele precisa estar constantemente úmida.
Reprodução: o macho ‘abraça’ a fêmea subindo em suas costas. Quando a fêmea deposita seus óvulos na água – as vezes milhares deles – o macho simultaneamente descarrega espermatozóide sobre eles. A Fecundação nos óvulos é, portanto, externa, e os óvulos não desenvolvem casca.
Classificação: Anuros (sapos, rãs, pererecas); Urodelos (salamandras e tritões) e Ápodes (cecílias e cobras-cegas).
Répteis
Habitat: São