Animais Vertebrados e Invertebrados
Os animais invertebrados, pertencentes ao reino animália, correspondem aqueles que não possuem crânio, vértebras ou coluna dorsal. Dentre as suas características podem-se citar ausência de parede celular e formação multicelular.
Classificação dos invertebrados:
Nematoda: os Nematoda são um filo de animais cilíndricos e alongados. Possuem corpo não segmentado e revestido de cutícula resistente e quitinosa. Sistema digestivo completo, possuindo boca e ânus. O sistema nervoso é formado de um anel anterior, que circunda a faringe, e cordões nervosos longitudinais relacionados com aquele anel. O sistema locomotor é estruturado em camadas musculares longitudinais situadas logo abaixo da epiderme. Todos os nematódeos são unissexuados, ou seja, têm sexos separados — machos e fêmeas distintos. Não há estruturas flageladas nem ciliadas nesses animais. Nem mesmo os espermatozoides possuem flagelos. Os nematódeos não possuem sangue, sistema circulatório nem sistema respiratório. A respiração é anaeróbia. Algumas espécies são microscópicas, enquanto uma espécie, parasita do cachalote pode atingir 13 metros de comprimento. Como exemplo pode ser citado as lombrigas.
Platelmintos: Os plametelmintos são animais pertencentes ao filo Platyhelmintes, que inclui aproximadamente 20.000 espécies viventes. Os Platyhelmintes caracterizam-se por apresentarem uma extremidade anterior aos órgãos sensitivos e de fixação e uma extremidade posterior. São acelomados, têm ausência de ânus e aparelho respiratório, podem ou não apresentar tubo digestivo, têm sistema excretor tipo protonefrídico e possuem suas cavidades, entre órgãos, preenchidas por tecido conjuntivo. Platelmintos de vida livre são principalmente predadores e vivem na água ou em