Animais Vertebrados e Invertebrados
TRABALHO DE BIOLOGIA
Nomes: Alexander do Carmo, n°1; Jhon Lima, n°20; Lucas Fabricio, n°24; Marianna Gandra, n° 26;
Serie: 3°B
Prof°: Alice
Sumário
Introdução
Os animais fazem parte da nossa natureza e do nosso habitat. Eles são agrupados de acordo suas características. Podemos diferenciá-los de acordo com a forma como nascem e se reproduzem; as semelhanças entre as partes do corpo; a forma de como se locomovem e os alimentos que comem.
Você sabia que existe uma imensa quantidade de espécies de animais no Brasil? São mais de 350 espécies de mamíferos, cerca de mil aves, 300 de répteis, 10 milhões de insetos, 60 mil plantas e três mil peixes?
A variedade de animais que existe é muito grande e temos que preservar a todas as espécies, pois cada uma delas faz a sua função no meio ambiente.
Podemos dividir os animais em duas classes distintas: os vertebrados e os invertebrados.
Os animais vertebrados
Os animais vertebrados são os animais que possuem a coluna vertebral. O esqueleto desses animais é interno, assim como o do ser humano.
Eles são classificados da seguinte forma: peixes, aves, répteis, anfíbios e mamíferos.
Os peixes
Os peixes são animais que vivem na água, botam ovos para a reprodução da espécie e possuem o corpo recoberto por escamas. Os peixes possuem nadadeiras para se locomoverem e são bem diferentes. Algumas nadadeiras são bem coladas ao corpo como é o caso da arraia, outras bem separadas como as dos peixes. Eles são perfeitos nadadores!
As Aves
As aves são animais vertebrados que possuem o corpo coberto por penas. São animais que vivem na terra, na água e no ar. Elas possuem asas, mas nem todas voam, como é o caso do pinguim, da ema e da avestruz. O pinguim não voa, mas anda e corre. A ema e o avestruz são as maiores aves do mundo e campeãs em corrida. Outras aves voam como o canário, o beija-flor, o bem-te-vi, o tuiuiú