Animais triblasticos
Animais triblásticos são aqueles que apresentam três folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma. Os folhetos germinativos são tecidos do embrião que dão origem aos diversos tecidos e órgãos do animal adulto. Todos os animais são triblásticos, com exceção dos poríferos (que não têm folhetos germinativos) e dos cnidários (que têm dois folhetos e são chamados de diblásticos).
Deuterostômio em grego significa: deuteros= posterior e stoma= boca. Dentro desta classificação estão compreendidos vários filos que compartilham de diversos aspectos embrionários semelhantes, como a forma da clivagem, a forma de suas larvas, o desenvolvimento do celoma e, também, pelas aberturas embrionárias que originarão a boca e o ânus.
O Celoma (do latim cele, "cavidade") é uma cavidade embrionária preenchida por fluído celômico e revestida por mesoderme. No adulto, o celoma formará a cavidade abdominal e torácica recoberta por tecido seroso (peritônio, pleura e pericárdio). Essas cavidade alojam diversos órgãos do animal, que neste caso recebe o nome de celomado (com cavidade central totalmente revestida pela mesoderme). 1
Todos vertebrados são celomados. Entre os invertebrados, os moluscos, anelídeos e equinodermos também são celomados.2
Animais enterocelomados são aqueles cujo mesoderma se forma a partir de bolsas do intestino embrionário. Os esquizocelomados são aqueles em que o celoma surge como um espaço do mesoderma.
Metameria ou Segmento Corporal, presente em anelídeos, artrópodes e cordados, consiste na organização do corpo em uma série de segmentos, iguais ou semelhantes, os metâmeros, que se repetem ao longo de seu comprimento. A metameria surge durante o desenvolvimento embrionário. Nessa fase, praticamente todas as estruturas corporais, exceto o futuro tubo digestório, são segmentadas. chama-se exoesqueleto à cutícula resistente, mas flexível, que cobre o corpo de muitos animais e protistas, fornecendo proteção para os