Biologia
Tema 8: Animais
PARTE 1 - GERAL
(Parte 1: Cap. 9 do livro e todos os ppts)
O que é um animal? Os animais, seres do reino Animalia tem 3 características básicas: são eucarióticos, isto é, tem células com núcleo delimitado e organizado e citoesqueleto de proteína, são pluricelulares, ou seja, constituídos por grande número de células e tem nutrição heterotrófica, obtêm seus nutrientes e energia a partir da matéria produzida por outros seres (não produzem seu próprio alimento). A apomorfia do grupo Animalia é em seu processo de desenvolvimento embrionário. O desenvolvimento do zigoto animal passa pela blástula, uma bola/globo de células com cavidade interna e esta característica está presente apenas nos animais, e em todos eles.
Características gerais de um animal?
1. Diblásticos e triblásticos
Com a formação da blástula, decorre em quase todos os animais a formação também da gástrula, na qual os folhetos germinativos (tecidos embrionários básicos) se diferenciam. Diblásticos: animais com dois folhetos germinativos (ectoderma e endoderma).
Triblásticos: animais com três folhetos germinativos (ectoderma e endoderma, e entre os dois, o mesoderma).
A cavidade interna da gástrula origina a cavidade digestória dos animais adultos.
2. Acelomados, pseudocelomados e celomados Acelomados: animais de corpo maciço, sem outras cavidades corporais além da digestória. Pseudocelomados: animais com um espaço (pseudoceloma) entre o mesoderma (aderido ao ectoderma) e o endoderma preenchido por líquido no qual se alocam os orgãos do animal (animal com um espaço no seu interior preenchido por líquido e orgãos). Celomados: animais com uma cavidade corporal completamente preenchida por mesoderma (celoma).
3. Sistemas digestórios Incompleto: há apenas uma abertura de comunicação da cavidade digestória para o exterior: a boca (server para a ingestão do alimento e eliminação dos restos). Completo: há duas aberturas, uma pela qual o alimento