Animais peçonhentos
Serpentes de maior importância no Brasil
Jararacas (gênero Bothrops) – São as serpentes responsáveis por cerca de 90% dos acidentes ofídicos registrados no país. 'Também conhecidas por "jararacuçu".
Cascavel (gênero (Crotalus) - É responsável por 8% dos acidentes ofídicos registrados no país.
Co r a l ( g ê n e r o Mi c r u r us) – É responsável por cerca de 0,5% dos acidentes ofídicos registrados no país.
Como prevenir acidentes
Antes de mais nada é importante saber que, conforme disposto na Norma Regulamentadora Rural nº 4, aprovada através da Portaria n°- 3.06, de 12/4/1988, do Ministério do Trabalho, os proprietários rurais são obrigados a fornecer gratuitamente aos empregados proteção para os pés, pernas, braços e mãos. Leia com atenção as divas abaixo para evitar acidentes com serpentes peçonhentas:
• use sempre botas de cano alto ou botinas com peneiras, bem como luvas de raspa de couro ou mangas de proteção nas atividades que ofereçam riscos para os braços e mãos.
- O use de botas pode evitar 80% dos acidentes.
- O use de sapatos comuns pode evitar ate 30% dos acidentes.
• Para evitar a presença das serpentes nas proximidades da residência, é importante realizar a limpeza das áreas ao redor da casa, paiol ou plantação, eliminando montes de entulho, acumulo de lixo ou de folhagens secas e alimentos espalhados no ambiente. Estas medidas evitam a aproximação de ratos, pois, como se sabe, são o principal alimento das serpentes.
• Sempre que for remexer em buracos, folhas secas, vãos de pedras, ocos de troncos ou caminhar pelos campos, use um pedaço de pau ou graveto. Eles ajudam a evitar acidentes
• Os vãos em portas, janelas e muros devem ser