Análise crítica sobre o filme gênio indomável
CURSO DE PSICOLOGIA
NAJLA AMARAL DOS SANTOS
ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O FILME GÊNIO INDOMÁVEL
ITABUNA - BA
2012.2
ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O FILME GÊNIO INDOMÁVEL
NAJLA AMARAL DOS SANTOS
Análise crítica apresentada com o requisito para a obtenção de mérito na disciplina Psicologia, Ciências e Profissão pelo curso de Psicologia, ministrada pela Professora Karen Setenta Loiola.
ITABUNA- BAHIA
2012.2
INTRODUÇÃO
Os mecanismos de defesa é um foco importantíssimo para a compreensão do filme. As ações decorrentes da situação enfrentada pelo individuo, pode colocar a integridade do ego em risco. Quando o individuo não consegui lidar com as situações ameaçadores “ativa” seus mecanismos de defesas do inconsciente. Que permiti aleatoriamente procurar uma solução imediata e eficaz para sai dessa situação. Em relação ao filme, o protagonista principal passa por vários mecanismos de defesa. Tais como, por exemplo: sublimação, repressão, a regressão, a projeção.
GÊNIO INDOMÁVEL
No filme relata a história de Will, um jovem com o QI elevado. Porém, sua vida não é um bom exemplo. Já tem passagem pela polícia, preso por diversos motivos. No seu julgamento, por agressão a um policial e a outros jovens. As casualidades dos fatos revelaram seu potencial surpreendente. De tal forma, que ele próprio era seu advogado de defesa.
Sob custodia de um professor renomado, muito bem sucedido. Foi ofertado o direito a liberdade caso aceitasse estudar e aprofundar sobre matemática e, fazer terapia. Tudo sobre orientação de seu custodiador.
Nas suas terapias iniciais. Os terapeutas provocam os mecanismos de resistência de Will. No entanto, Will estudava sobre a vida, as obras e tudo que envolvesses seus terapeutas. O resultado não poderia ser diferente. A cada questão imposta pelos terapeutas ele procurava um brecha para