anhanguera
Etapa 1 --------------------------------------------------- Págs. 3 e 4
Etapa 2 --------------------------------------------------- Págs. 5, 6 e 7
Etapa 3 --------------------------------------------------- Págs. 8 e 9
Etapa 4 --------------------------------------------------- Pág. 10
BIBLIOGRAFIA -------------------------------------- Pág. 11
CULTURA
“Antes de tudo cultura é linguagem, é código. Ela fornece um referencial que permite aos autores dar um sentido ao mundo em que vivem e às suas próprias ações. Designa, classifica, liga, coloca em ordem... Fornece esquemas de interpretação que dão sentido à existência”
(MOTTA E CALDAS, 1997, citados por BARROS, SOUZA, STEUER, 2003:31)
A cultura é tudo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.
Através da cultura o ser humano adquire os conhecimentos necessários à sua sobrevivência física e social. Diferenciam-se umas das outras, pois, o que pode ser sagrado para uma, pode ser repugnante para outra. A cultura é transmissível pela herança social e não pela herança biológica, tudo depende do processo de socialização do indivíduo. Refere-se aos meios de como as gerações mais antigas passam sua cultura para as gerações mais novas. Ela compreende-se em segundo lugar, na totalidade das criações humanas, por isso os animais não tem capacidade de criar cultura.
A cultura pode ser distinguida conceptualmente da sociedade, mas há conexões muito estreitas entre estas noções. Uma sociedade é um sistema de inter-relações que ligam os indivíduos em conjunto. Nenhuma cultura pode existir sem uma sociedade. Inevitavelmente nenhuma sociedade existe sem cultura. Sem ela não seríamos de modo algum humanos, no sentido em que normalmente usa-se este termo. Não teríamos uma língua em que nos