Anhaguera
Pesquisa Junqueira
Comunicação e negociação
2 COMUNICAÇÃO
Do latim "communicare", comunicação significa pôr em comum, conviver.Este "pôr em comum" implica que transmissor e receptor estejam dentro da mesmalinguagem, caso contrário não se entenderão e não haverá compreensão. Assim,
4
comunicação deve levar consigo a idéia de compreensão. Transmissão de umamensagem com o fim de evocar uma resposta específica.Comunicar é a forma como as pessoas se relacionam entre si,dividindo e trocando experiências, idéias, sentimentos, informações, modificandomutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um denós seria um mundo isolado; é tornar comum, podendo ser um ato de mão única,como transmitir (um emissor transmite uma informação a um receptor), ou de mãodupla, como compartilhar (emissores e receptores constroem o saber, a informação,e a transmitem). Comunicação é a representação de uma realidade. Serve parapartilhar emoção, sentimento, informação.Quem comunica é a fonte e, do outro lado, está o receptor. O que secomunica é a mensagem. Pode ser vista, ouvida, tocada. As formas de mensagenspodem ser: palavras, gestos, olhares, movimentos do corpo. As formas como asidéias são representadas são chamadas de signos. Em conjunto, formam oscódigos: língua portuguesa, código Morse, Libras, sinais de trânsito.
2.1 Processos de Comunicação
Atualmente, saber comunicar-se adequadamente é imprescindível emqualquer ramo de atividade. Mas, para que a comunicação seja efetivamenterealizada é importante entender os elementos que envolvem o processo decomunicação.A comunicação é vista como um processo, sistemático, que englobavários elementos. Berlo (1997, p. 33) afirma que:
Se aceitarmos o conceito de processo, veremos os acontecimentos e asrelações como dinâmicos, em evolução, sempre em mudança, contínuos.Quando chamamos algo de processo, queremos dizer também que não temum começo, um fim, uma seqüência fixa de eventos. Não é coisa estática,parada.