Angra dos reis
RELEVO
Localizada na enseada de Itaorna. Devido à seu litoral recortado, com a Serra do Mar levando a mata tropical atlântica até ele e ocupando a maioria de suas inúmeras ilhas.
É uma região naturalmente belíssima, com 8 baías, 2.000 praias e 365 ilhas, entre elas, a Ilha Grande e a Ilha da Gipóia. A Baía de Angra dos Reis oferece águas calmas e claras próprias para a prática do mergulho. O mergulho em suas águas desvenda segredos dos piratas através de carcaças de galeões naufragados, além da imensa variedade de peixes e corais.
A Ilha Grande é a maior das ilhas do litoral de Angra dos Reis, com 193 km², relevo acidentado e montanhoso, cujas maiores elevações são o Pico da Pedra D’Água (1031 m) e o Pico do Papagaio (982 m), este último o mais famoso pela sua forma pitoresca. As costas da ilha são recortadas por inúmeras penínsulas, enseadas (sacos), formando várias praias.
Pico do Frade: O Pico do Frade está localizado no Parque Nacional da Serra da Bocaina, concretamente na Serra do Frade, e é um dos picos mais altos de todo o município que destaca pelas maravilhosas vistas que podemos obter desde suas proximidades.
CLIMA
O clima predominante de Angra dos Reis é Tropical úmido
Hidrografia
HIDROGRAFIA
Os principais coletores da região são os rios Mambucaba e Bracuí, que têm suas nascentes no alto do Planalto da Serra da Bocaina no Estado de São Paulo. A região é bastante rica em cursos d’água provenientes dos talvegues ocorrentes nas encostas da Serra do Mar.
Uma melhores corredeiras da região está no Rio Mambucaba. Com dificuldade moderada, é ótima para quem está começando na arte de deslizar de bote, sem perder o ritmo de aventura. O rio de águas cristalinas, é o único rio explorado para o rafting em Angra dos