Angiospermas
Características derivadas das Angiospermas
Flores
As flores, que são os órgãos reprodutivos das plantas com flores, são a característica mais notável distingui-los a partir de plantas de sementes. Angiospermas flores ajuda, permitindo uma ampla gama de adaptabilidade e ampliando os nichos ecológicos aberta para eles. Isto permitiu que as plantas com flores em grande parte para dominar os ecossistemas terrestres.
Estames com dois pares de sacos polínicos
Estames são muito mais leves do que os órgãos correspondentes das gimnospermas e têm contribuído para a diversificação das angiospermas através do tempo com adaptações para síndromes de polinização especializados, tais como polinizadores particular. Estames também se tornaram modificado através do tempo para evitar a auto-fertilização, o que permitiu uma maior diversificação, permitindo angiospermas, eventualmente, para preencher nichos mais.
Peças masculinas reduzidas, três células
O gametófito masculino em angiospermas é significativamente reduzido em tamanho em relação aos de plantas com sementes gimnosperma. Quanto menor o pólen diminui o tempo de polinização - o grão de pólen alcançar a planta fêmea - para a fecundação do ovário, em gimnospermas, a fecundação pode ocorrer até um ano após a polinização, enquanto que, nas angiospermas, a fecundação começa logo após a polinização. Quanto menor o tempo leva a angiospermas sementes das plantas configuração mais cedo e mais rápido do que gimnospermas, que é uma vantagem evolutiva.
Carpelo fechado encerrando os óvulos (carpelo ou carpelos e peças acessório pode tornar-se o fruto)
O carpelo fechado de angiospermas também permite adaptações para síndromes de polinização especializados e controles.