Angiografia renal
Parte superior do formulário
Angiografia - Arteriografia
Introdução
A angiografia refere-se a um exame realizado através de procedimentos radiológicos; a mesma possui diversas indicações e subclassificações, dentre ela a Arteriografia, a qual também será abordada especificamente. Ambas possuem o objetivo na realização de diagnósticos precisos e consequentemente tratamentos pertinentes, tudo devido ao seu alto avanço tecnológico ao nível de infraestrutura e equipamentos.
Angiografia
Angiografia ou angiograma é o método de realização de um exame radiográfico dos vasos sanguíneo, por meio da injeção de contraste no interior desses vasos. Como as várias partes moles do corpo possuem densidades radiográficas similares, o contraste tem de ser adicionado para o melhor estudo e detecção de normalidades ou anormalidades do sistema vascular.
O principal objetivo do exame é o fornecimento de um “mapa” vascular, que no qual facilitará para os médicos a localização dessas anormalidades e o diagnóstico de determinadas patologias.
Uma boa compreensão da anatomia envolvida é essencial para a realização e interpretação da angiografia.
A Fluoroscopia(Radioscopia) é uma técnica radiológica onde é possível obter em tempo real imagens do corpo humano com o fluoroscópio que nada mais é do que um aparelho de Rx como fonte ionizante e uma tela fluorescente atrás do paciente capaz de transmitir a imagem para uma tela.
A Angiografia Digital por Subtração é um tipo de técnica fluoroscópica utilizada em radiologia intervencionista para visualizar especificamente os vasos sanguíneos e suas relações com as estruturas ósseas adjacentes. As imagens são adquiridas durante a injeção de um meio de contraste no interior do vaso e em seguida pode-se realizar a subtração da imagem pré contraste (ou máscara) permitindo assim a visualização dos vasos sanguíneos com maior riqueza de detalhes.
Sua utilização é ampla podendo ser usada em várias