Mercado de formulação de cenarios
Disciplina: Mercado de Formulação de Cenários
Prof.Chidelmir da Silva Pereira
1 – TEORIA DE CENARIOS
1.1– DESENVOLVIMENTO HISTORICO
Ao levantar o histórico dos cenários, torna-se vital a citação de autores como SCHWARTZ, RINGLAND e outros. Segundo SCHWARTZ (1995:21), o surgimento dos cenários se deu após a Segunda Guerra Mundial, através de um planejamento militar. “A Força Aérea norte americana tentava imaginar o que seus opositores poderiam fazer e preparava estratégias alternativas”, declarou o autor. RINGLAND (1998:11) completa esta tese, afirmando que tal evento trouxe ao governo um grande número de especialistas e cientistas, o que possibilitou novos desenvolvimentos e avanços no estudo de sistemas complexos e no modo como administrá-los, fato este que gerou novos modelos matemáticos. Todas essas técnicas e esses modelos foram adaptados após a Segunda Guerra para a elaboração de estratégias empresariais.
É ai que surge então o termo cenário. Segundo GEORGANTZAS & ACAR (1995:22), tal palavra fora introduzida no contexto do planejamento de negócios nos anos 50, por Herman Kahn.
Ainda como pioneiro, é importante citar a Royal Duth/Shell (Shell). Conforme RINGLAND.(1998:19), a Shell, a partir de 1965, adotou um processo de planejamento que integrava toda sua cadeia produtiva nos seis anos subseqüentes. Em 1967, Pierre Wack, executivo da companhia, verificou que seis anos era pouco tempo para o tipo de negócio da corporação devido ao longo período de maturação de seus investimentos, e iniciou um estudo detalhando as perspectivas da Shell em 2000. Foi graças a este estudo que a Shell reagiu rapidamente ao choque do petróleo em 1973, o que a transformou em uma das líderes mundiais em seu mercado.
1.2-CONCEITO
A Teoria de cenário possibilita o administrador tomar uma decisão no presente considerando a visão de longo prazo de