Anfíbios do brasil
Anfíbios são animais são animais pecilotérmicos, e por não manterem a temperatura do corpo constante são muito suscetíveis a variações climáticas, sofrendo muito com o aumento da temperatura, possuem uma grande importância ambiental devido a sua certa fragilidade a mudanças no seu habitat como climática, hidrológica entre outras. Desta forma esses animais servem como bioindicadores de qualidade ambiental, pois qualquer mudança seja oriunda de poluição ou desmatamento acarreta um déficit populacional o qual é tratado com extrema importância pelos biólogos. Esses animais possuem respiração cutânea "pela pele” é devido a sua dependência dos corpos de água, locais geralmente mais degradados tendem a ter menor diversidade de espécies sendo as mais frágeis grandiosamente afetadas.
Por serem animais que não se movimentam e nem se deslocam muito, eles se tornam vulneráveis a qualquer mudança em seu hábitat, e, além disso, os anfíbios, por apresentarem a pele permeável e por possuírem dois ciclos de vida (um na água e outro na terra), são extremamente sensíveis a substâncias tóxicas e poluentes, tanto do ar quanto da água.
Anfíbios do Brasil: Ameaça e Conservação
1 Anfíbios
1.1 Anfíbios no Brasil
O Brasil conta com aproximadamente 800 espécies de anfíbios, os quais apresentam uma importância ecológica incalculável e a maioria descrita nos últimos quarenta anos, colando o país no topo em relação à diversidade ecológica dessas espécies. Desde a década de 1960 até hoje, foram descritas 313 espécies de anfíbios, entretanto, os anfíbios brasileiros são muito pouco conhecidos. A razão para o Brasil ser o líder em diversidade de espécies de anfíbios, em parte se deve a conferencia Rio-92 que inspirou uma compilação da diversidade biológica, entretanto pouco se é conhecido a respeito de diversidade, distribuição geográfica, história natural, história de vida ou ecologia das salamandras e cecílias (SILVANO e SEGALLA, 2005).
Os anfíbios brasileiros