anfibios
Existem mais de 6.000 mil espécies de anfibios, vem de origem grega Amphibios , significa vida dupla, a caracteristica mais marcante é o seu ciclo de vida dividido em duas fases: aquatica e terrestre esses animais são capazes de viver no ambiente terrestre na fase adulta, mas dependem da água para a reprodução. Desenvolvem-se a partir de ovos minúsculos e gelatinosos sem casca que são postos na água,e que ficam ressecados se permanecerem fora da água ou de ambientes úmidos, sua fase na vida larval é representada pelo girino, passam por 46 fases de desenvolvimento em ambientes aquaticos.
Os anfíbios dividem-se em três grupos: Anura (sapos, rãs e pererecas), Caudata (salamandras) e Apoda (cecílias)
A grande maioria dos anuros são saltadores, as salamandras caminham e as cobras-cegas arrastam-se.
Na água são nadadores. Quando larvas usam a cauda e quando adultos utilizam as patas, que possuem membranas interdigitais.
As pererecas apresentam discos adesivos nos dedos, as vezes chamados de ventosas. apresentam a pele lisa e umida pois possuem respiração através da pele além de respiração pulmonar na fase adulta. A pele fina, rica em vasos sanguíneos e glândulas mucosas que a mantêm sempre umida. Essas características permitem a realização da respiração cutânea, ou seja, a troca de gases realizada através da superfície da pele, permite-lhes a absorção de água, que funciona como defesa orgânica.
Os anfíbios adultos precisam viver perto da umidade no meio terrestre: a pele fina e pobremente queratinizada, muito sujeita à perda de água e também quanto à sua defesa de predadores. Por isso, alguns anfíbios desenvolveram glândulas que expelem veneno quando comprimidas. A temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente. Por isso, em épocas frias ou muito secas, muitas espécies enterram-se sob o solo aí permanecendo até a epoca mais quente e chuvosa.
Seu habitat natuaral varia de acordo com sua especie, são