anfibios
INTRODUÇÃO
Atualmente o Ensino Médio perpassa por variadas e complexas dificuldades, decorrentes de um programa educacional, que não leva em consideração as características e necessidades dos alunos deste nível escolar, os jovens brasileiros.
O Meio Ambiente, outra temática relevante na atualidade, deve ser compreendido como um espaço onde os fatores pessoais, sociais e naturais estejam envolvidos e interligados. O entendimento desta relação e principalmente dessa interdependência entre esses fatores é um dos focos principais da Educação
Ambiental.
A Educação Física pode se tornar um excelente caminho na busca de tais transformações, uma disciplina com capacidade de abordar, discutir e formular novos saberes, podendo integrar e relacionar seus conteúdos específicos com variados temas de relevância sociais.
A partir deste contexto o presente trabalho parte de um Projeto Mãe, intitulado, “Educação Física no Ensino
Médio: Uma Proposta Transversal em Corporeidade e Meio Ambiente”, tendo por objetivo, através da pesquisa bibliográfica, apresentar o levantamento e analise das referências sobre os temas Educação Física no Ensino Médio e Meio Ambiente.
CONTEÚDO
Os dois temas abordados neste trabalho, Educação Física no Ensino Médio e Meio Ambiente, apresentam diversas particularidades, as quais necessitam de intervenções imediatas. A pesquisa busca demonstrar que a disciplina Educação Física, pode ser um caminho proeminente para tais ações.
A necessidade de uma nova identidade para o Ensino Médio, remete a uma preocupação, no sentido de buscar soluções aos seus problemas.
Hoje, esta fase de ensino se encontra precária, incapacitada de atender a alta demanda dos jovens, enfrenta problemas de ordem financeira, de estrutura física, de profissionais capacitados e preparados para este nível escolar, além da falta de um programa pedagógico adequado.
Este quadro piora gradativamente, devido ao aumento