ANFIBIOS 1
Diretora: Maria Bonfim Dias
Professor: Rauneikes Pimenta
Data: 09/12/2014 Turma: Turno:
Componentes: Deusineia Aparecida Gois
Rafael Manuel da Silva
Rubenizia Nunes da Costa
Gleiciane Arruda Araujo
ANFIBIOS
SÃO FÉLIX DO XINGU – PA
2014
INTRODUÇÃO
A palavra anfíbio significa "vida dupla", porque esses animais são capazes de viver no ambiente terrestre na fase adulta, mas dependem da água para a reprodução.
Na evolução da vida no nosso planeta, os anfíbios foram os primeiros vertebrados a ocupar o ambiente terrestre, embora não efetivamente. Além de possuírem uma pele muito fina que não protege da desidratação, eles colocam ovos sem casca, que ficam ressecados se permanecerem fora da água ou de ambientes úmidos. Assim, esse grupo de animais, não é independente da água, já que pelo menos uma fase da vida, da maioria dos anfíbios, acontece na água e eles precisam dela para a reprodução.
DESENVOLVIMENTO
Os anfíbios constituem uma classe de animais vertebrados, pecilotérmicos que não possuem bolsa amniótica agrupados na classe Amphibia. A característica mais marcante dos seres vivos da classe é o seu ciclo de vida dividido em duas fases: uma aquática e outra terrestre, apesar de haver exceções.
Muitos pesquisadores acreditam que os anfíbios são indicadores ecológicos e nas últimas décadas tem havido um declínio das populações de anfíbios ao redor do globo. Muitas espécies estão ameaçadas ou extintas.
Características dos anfíbios
Os anfíbios adultos são formados a partir de larvas aquáticas que se deslocam com uma cauda e respiram por brânquias. Elas recebem o nome de girinos. Depois de sofrer metamorfose, tornam-se animais adultos, adaptados à vida em meio terrestre.
Os anfíbios adultos têm quatro patas que servem para seu deslocamento em ambiente terrestre, e cada pata apresenta cinco